«Missão e Misericórdia»

CORAÇÕES ARDENTES, OLHOS ABERTOS, PÉS AO CAMINHO

No passado domingo, dia 22 de outubro de 2023, os Marianos da Imaculada Conceição promoveram no Convento de Balsamão um dia de retiro e formação, sob o tema «Missão e Misericórdia», no âmbito da celebração do Dia Mundial das Missões, que coincidiu com a celebração do Dia do Venerável Servo de Deus Frei Casimiro Wyszynski, que habitualmente se celebra no domingo mais próximo do dia 21 de outubro (dia em que Frei Casimiro faleceu, em Balsamão, em odor de santidade, no ano de 1755).

O dia de retiro foi orientado pelo Pe. João Carlos Rodrigues, MIC, Superior do Vicariato Português dos Marianos, que desenvolveu a sua conferência espiritual, tendo como pano de fundo a narração evangélica do encontro de Cristo Ressuscitado com os dois discípulos de Emaús (cf. Lc 24,13-35), servindo-se da Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões de 2023 para desafiar os participantes a sair em missão “com corações ardentes, olhos abertos, pés ao caminho”. À luz do paradigma da Igreja em saída, indicou algumas anotações do Diário de Santa Faustina Kowalska no intuito de apresentar a espiritualidade da Divina Misericórdia como um desafio impulsionador para a renovação missionária da Igreja, sublinhando que “esta devoção se concretiza num autêntico apostolado que não só relembra ao mundo que a humanidade não encontrará a paz enquanto não se voltar com confiança para Deus, mas também convida a todos quantos fazem a experiência de se sentirem infinitamente amados por Deus a serem missionários da misericórdia, anunciando que Deus é amor às pessoas com quem convivem, nos locais onde se encontram, em todas as ocasiões e circunstâncias”.

No início da Eucaristia, o Pe. Basileu Pires, MIC, reitor do Santuário de Nossa Senhora de Balsamão, disse aos peregrinos que “a memória de Frei Casimiro Wyszynski, que trouxe os Marianos para Portugal, continua viva entre nós e sentimos a verdade das suas palavras ao partir para a eternidade: «Então, vos serei mais útil», pois contam-se muitas graças e milagres atribuídos à intercessão de Frei Casimiro”, recordando que “precisamos de continuar a rezar pela causa da sua beatificação, pedindo a graça de um milagre extraordinário”. Na homilia, o Pe. João Carlos Rodrigues, MIC, referiu que “a missa é missionária, porque o amor que celebramos na Eucaristia impele-nos a comunicá-lo aos outros e daí a importância de ir à missa no vai e vem da missão, pois só assim será possível entender que não é que a vida tenha uma missão, mas a vida é uma missão”. Neste sentido, apresentou brevemente o testemunho da vida de Frei Casimiro que, depois de uma inquietante procura da sua vocação, como resposta aos danos que um seu irmão de sangue tinha feito à recém-fundada Ordem da Imaculada Conceição, decidiu ser Mariano, dizendo: «Eis-me aqui, eu quero reparar o que o meu irmão estragou». E frisou que “esta foi a missão da sua vida: reparar os estragos, vencer o mal com o bem, ajudando os seus confrades a permanecerem fiéis à sua vocação religiosa e trabalhando pelo desenvolvimento da Ordem dos Marianos para além das fronteiras da Polónia, tendo implantado o seu carisma em Portugal”. E acrescentou que “inspirados pelo seu ardor missionário e pelo seu testemunho de santidade, somos desafiados, cada um na sua vocação, a viver apaixonadamente a vida como uma missão”.

Ao final da tarde, após belos momentos de oração com a Palavra de Deus e de adoração do Santíssimo Sacramento, os cerca de 20 participantes do retiro puseram pés ao caminho, com corações ardentes e olhos abertos, motivados para aquecer outros corações, iluminar outros olhos e convidar outros pés a subir ao monte de Balsamão, “lugar onde se ouve o silêncio, se toca o mistério e se sente o perfume do bálsamo da misericórdia de Deus”.

P. João Carlos Rodrigues, MIC

0 Comments