“Jubileu e a história dos Jubileus”

Jubileu e a história dos Jubileus

No dia 15 de dezembro de 2024, realizou-se o retiro mensal, em Balsamão, na modalidade dos Exercícios Espirituais inacianos, orientado pelo Pe. Fidel Ortega, dos Marianos da Imaculada Conceição. Orientou dois momentos de oração com dois pontos cada – às nove e meia e às onze e meia – de tal forma a fazerem uma oração na parte da manhã e outra na parte da tarde. O tema do retiro – Jubileu, origem e história – foi inserido dentro do momento litúrgico presente, do Advento, onde somos conduzidos na alegre esperança do Senhor que vem, com os textos bíblicos dos quatro Domingos do Advento, em quatro pontos de oração e um extra, com os textos da solenidade da Imaculada Conceição, inserida também sempre no tempo do Advento. Momento de oração “extra” porque podem não ter tempo de rezar este ponto, mas podem fazê-lo noutro momento em casa ou mesmo ainda naquele hoje, à noite.

 

  1. Lc 21, 25-28.34-36; Jr 33, 14-16 (Jeremias); Sl 25 (A Ti, Senhor meu Deus, levanto a minha alma) – VIGIAI: estar atento na presença do Senhor, com toda a nossa vida porque Deus a vem renovar a nossa vida, vem trazer-nos uma vida nova; Deus promete isso; a súplica do salmo, de ser elevado até acima, onde Deus está para poder “tocar” a sua vontade, encontrar a sua vontade e poder aprender dele a sua bondade, a partir do encontro, é o efeito da oração.

 

  1. Lc 3, 1-6; Br 5, 1-9 (Baruc); Sl 125 (Quando o Senhor mudou a sorte de Sião, parecíamos sonhar) – PREPARAI-VOS: alegria porque somos renovados pelo Senhor (Br); alegria porque Deus fará que possamos converter-nos a Ele; é a nossa preparação pela própria graça divina que atua em nós da qual fala João Batista; Deus faz-nos regressar a Ele porque nos ama e nos dá a sua graça (Sl).

 

  1. Lc 3, 10-18; Sf 3, 14-18 (Sofonias); Is 12, 2-6; Fl 4, 4-7 – ALEGRAI-VOS: somos motivo da alegria do Senhor (Sf); e o Senhor no nosso meio é também motivo da nossa alegria (Is); o fogo do Espírito Santo está em nós pelo nosso batismo, cura-nos, limpa-nos, purifica-nos, alegra-nos na vida da graça e nos levar a agir bem, com caridade fraterna.

 

  1. Lc 1, 39-45; Mq 5, 1-4 (Miqueias); Sl 79 (Pastor de Israel escuta); Hb 10, 5-10 – ACOLHEI-O: tomar consciência que o Senhor vem (Mq); o auxílio de Deus resgata-nos e faz-nos voltar a Ele (Sl); somos chamados em Cristo a estar disponíveis para fazer a vontade de Deus: eis-me aqui! (Hb); e acolher o Senhor é servir o irmão a exemplo de Maria, que acolheu o salvador no seu seio e depois vai apressadamente ajudar Isabel.

 

Extra. Lc 1, 26-38; Gn 3, 9-15.20 (Genesis); Sl 98 (cantai ao Senhor um cântico novo) – SIM: O pecado entra no mundo pela desobediência a Deus, ao querer ocupar o lugar de Deus, ser autossuficiente, prescindir de Deus (Gn); mesmo assim, Deus opera maravilhas na nossa vida, devemos reconhece-lo e cantar (Sl); Deus “corrige” o pecado do homem com a sua graça e faz possível dizer-lhe sim, em Maria, porque também nós podemos ser alcançados pela graça divina.

 

A proposta é que cada exercitante se retire, faça a sua oração em silencio, para se encontrar com Deus, porque todo o investimento do método é o encontro pessoal com o Senhor que é inmediate, isto é, ninguém pode mediar, por cuja razão o retiro inaciano é sempre personalizado, porque o encontro com Deus é pessoal e único; o orientador só orienta este encontro, com uma oração preparatória: que todas as minhas ações e operações sejam buscar a vontade de Deus; a composição de lugar: para situar-se diante do Senhor que chama; e a petição: pedir a graça de não ser surdo ao chamamento do Senhor. E iniciar o momento de oração tomando consciência para onde vou e diante de quem estou. Vou à oração e estou diante do Senhor… Por fim, não querer ler e rezar tudo, mas ficar com o que mais chamou a atenção: “porque não é o muito saber que sacia a alma, mas o saborear”.

 

Foi fornecida uma folha para cada ponto de oração, com as respetivas partes e indicação dos textos bíblicos, como também uma breve orientação daquilo que se deseja, durante 30 minutos para cada ponto.

 

Os exercitantes participaram da santa missa no Santuário a meio dia e concluíram o retiro com uma adoração ao Santíssimo e a recitação das vésperas.

 

P. Fidel Ortega

 

0 Comments