VICARIATO
Vicariato Português de Santa Maria Mãe de Deus da Província Brasileira da Misericórdia Divina
da Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria
APRESENTAÇÃO
Vicariato Português de Santa Maria Mãe de Deus
O Vicariato Português de Santa Maria Mãe de Deus é uma unidade administrativa pertencente à Província Brasileira da Misericórdia Divina da Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria.
O Vicariato Português foi instituído por um decreto do superior da Província Brasileira no dia 10 de março de 2016, depois de o Superior Geral ter decidido confiar as casas religiosas e as residências da Congregação que se encontram na área de Portugal à jurisdição da Província Brasileira.
Constituem o Vicariato Português as casas religiosas e as residências da Congregação que se encontram na área de Portugal, bem como aquelas que por decisão do superior da Província serão no futuro nele incluídas.
O Vicariato depende diretamente do superior da Província Brasileira. O Vicariato Português é presidido pelo superior do Vicariato, que é nomeado por um período de três anos pelo superior da Província, com a aprovação do conselho da Província e após prévia consulta realizada com os membros do Vicariato.
No exercício da função a ele atribuída, o superior do Vicariato é auxiliado por dois conselheiros, nomeados após consulta com os membros do Vicariato pelo superior da Província, com a aprovação do conselho da Província, por um período de três anos. O primeiro conselheiro é substituto do superior do Vicariato.
Desde o dia 26 de fevereiro de 2019 o conselho do Vicariato Português é constituído pelos seguintes membros:
Superior do Vicariato:
Pe. João Carlos Roma Leite Rodrigues, MIC
1º Conselheiro: Secretário e Ecónomo:
Pe. Eduardo Alexandre Esteves Novo, MIC
2º Conselheiro:
Pe. Roberto Carlos Felipe, MIC