BEATO JORGE
Bem-Aventurado Jorge Kaszyra – Sacerdote Mártir
Nasceu no dia 4 de abril de 1904 em Aleksandrowo – Bielo-Rússia. Seus pais Tadeu e Maria eram ortodoxos. Foi batizado no mesmo dia. Aos dezoito anos, Jorge passou ao catolicismo.
Jorge Kaszyra ingressou na Congregação dos Padres Marianos, professando os primeiros votos no dia 02 de agosto de 1926.
Depois de professar os votos perpétuos, viajou para Roma onde fez seus estudos filosóficos. Seus estudos teológicos fez em Vilna, capital da Lituânia. Foi ordenado diácono em 1934. E, na Festa de Corpus Christi, no dia 20 de junho de 1935, foi ordenado sacerdote.
Em julho de 1942, o padre Kaszyra viajou para Druia. Neste tempo, encontrava-se aí o padre António Leszczewicz, que levava adiante o trabalho de evangelização. o padre António levou o padre Jorge para Rosica. Quando a guerrilha soviética passou a agir com mais intensidade naquela região e crescia a ameaça da vinda de uma expedição punitiva alemã, os padres Jorge e António decidiram permanecer com os fiéis, mesmo sendo avisados que poderiam ir embora em liberdade. Preferiram permanecer entre os fiéis, pastoreando e consolando a sua gente.
Passou a noite de 17 de fevereiro em oração, deitado de bruços, ajoelhado, andando e rezando. No dia 18 de fevereiro de 1943, o Pe. Jorge Kaszyra distribuiu entre os fiéis o Santíssimo Sacramento mantido na Igreja. Às 10 horas os nazis vieram buscá-lo. Despediu-se dos fiéis dizendo: “Rezem e peçam perdão a Deus pelos meus pecados, porque dentro de alguns minutos eu já estarei diante do juízo de Deus”. Após ele, os soldados alemães arrastaram mais 30 pessoas para uma velha choupana de madeira. Depois de certificarem-se que todos estavam bem trancados, atiraram granadas e a incendiam.