BEATO BISPO JORGE MATULAITIS MATULEWICZ
Renovador dos Marianos
Entretanto, como já de há muito nutrisse vocação religiosa, para conseguir para si maior perfeição, e conhecendo os Marianos desde a sua infância da sua paróquia, pensou em restaurar e começou a reformar clandestinamente esta Ordem dos Marianos que se encontrava em perigo de extinção como as demais ordens religiosas, por decreto do Governo Czarista.
Obtida a licença da autoridade Ordinária e Apostólica, no ano de 1909, fez os votos religiosos, elaborou as novas Constituições, que o Papa S. Pio X aprovou com o decreto do dia 28 de Novembro de 1910, e formou outros confrades na mesma Academia Eclesiástica.
No ano de 1911, falecido o Superior Geral (Pe. Vicente Senkus), o Bem-aventurado Jorge foi eleito para o cargo de Superior Geral pelos dois novos professos.
Achou por bem renunciar aos cargos na Academia e dirigiu-se para a Suíça e aí, em Friburgo, abriu a casa de Noviciado e admitiu vários sacerdotes chamados à vida religiosa.
No ano de 1913, visitou os Lituanos na América do Norte e fundou um noviciado.
Em 1914, pregou os exercícios espirituais para o clero na Lituânia. No ano de 1915, fundou outra casa para os noviços perto de Varsóvia.
No ano de 1918, restaurou a casa de Noviciado na cidade chamada Mariampole, na Lituânia, e admitiu vários noviços.
No mesmo ano, fundou a Congregação das Irmãs dos pobres sob o título da Imaculada Conceição, que o Bispo Ordinário aprovou dia 15 de Outubro de 1918. Vem ainda mais tarde, já como bispo de Vilna, a fundar a Congregação das Servas da Santíssima Eucaristia.