A vocação de Padre Diocesano

BEATO BISPO JORGE MATULAITIS MATULEWICZ

A vocação de Padre Diocesano

No ano de 1891, aos vinte anos de idade, com o auxílio de um parente, foi recebido no seminário da diocese de Kielce (Polónia); e aí, por causa dos estudos e atendendo às circunstâncias próprias daquele tempo, Jorge mudou o seu apelido para a versão polaca de «Matulewicz».

Passados dois anos, foi enviado ao Seminário de Varsóvia e, como sobressaísse pela grande capacidade de inteligência e pela aplicação, no ano de 1895 foi admitido na Academia Eclesiástica Romano-Católica de Petrogrado, e aí, no ano de 1899, fez o Mestrado em Sagrada Teologia, com o supremo louvor.

Dia 20 de Novembro de 1898, foi ordenado sacerdote, e, com o consentimento do Bispo, dirigiu-se para a Suíça, frequentou a Universidade e foi declarado Doutor em Sagrada Teologia com a totalidade dos votos e com louvor.

Regressando à diocese de Kielce, ensinou direito canónico e latim no seminário.

A sua fraca saúde desde jovem agrava-se tendo por isso de ser hospitalizado numa clínica de Varsóvia para os pobres, onde foi tratado em seguida com a maior caridade pelas Irmãs do S. Coração de Jesus.

Recuperada a saúde, mostrou o espírito de gratidão às Irmãs ensinando religião às jovens educandas.

Em Varsóvia, fundou associações para os operários, para os estudantes universitários e para os sacerdotes e realizou conferências acerca dos assuntos sociais.

Chamado em 1907 para a Academia Eclesiástica de Petrogrado (Rússia), primeiro ensinou Sociologia e em seguida Teologia dogmática.