Bispo de Vilna e visitador apostólico para a Lituânia

BEATO BISPO JORGE MATULAITIS MATULEWICZ

Bispo de Vilna e Visitador Apostólico para a Lituânia

Terminada a Guerra entre a Rússia e a Alemanha, dia 23 de Outubro do mesmo ano de 1918, foi nomeado Bispo de Vilna pelo Pontífice Bento XV. No 1.° de Dezembro do mesmo ano, em Kaunas, recebeu a consagração e no dia 8 do mesmo mês entrou na Catedral de Vilna.

Governou durante sete anos com a maior prudência a diocese e a cidade de Vilna, sujeita a várias transformações.

No ano de 1925, após ter sido estabelecida a concordata entre a Polónia e a Sé Apostólica, devida à qual a Sé de Vilna foi promovida a Sé Metropolitana, o Bem-aventurado Jorge, Lituano, pediu prudentemente a exoneração, de modo a que fosse nomeado mais facilmente o novo Arcebispo. O Pontífice Pio XI aceitou a resignação e, no dia 1 de Setembro de 1925, nomeou-o Arcebispo titular de Adule, e, no mesmo ano, enviou-o como Visitador Apostólico para a Lituânia.

Preparou aí o esquema da Província Eclesiástica da Lituânia, que a Sé Apostólica criou no ano de 1926 pela Constituição «O Povo Lituano». Compôs finalmente o exemplar da Concordata com que se regulavam melhor as relações entre o Governo Lituano e a Sé Apostólica.

Enviou o seu Relatório para Roma, e, enquanto pensava dirigir-se em pessoa à Cidade Eterna, foi acometido por doença grave, em Kaunas, e conformado à vontade divina, depois de receber piedosamente os Sacramentos, dia 27 de Janeiro de 1927, terminou com uma santa morte a sua santa vida toda cheia de actividade. Foi beatificado a 20 de Junho de 1987, pelo Papa João Paulo II.

O Beato Jorge foi um apaixonado por Cristo e pelo Igreja, imprimindo à Congregação renovada esse mesmo espírito, expresso no lema da Congregação: “Por Cristo e Pela Igreja”.