Seminário em Família

CARISMA E MISSÃO

Seminário em Família

A primeira preocupação dos Marianos ao regressarem a Portugal, em 1954, foi a vocacional, a de cultivar novas vocações marianas. Daí a abertura do Seminário das Missões de Nossa Senhora da Conceição, em 1960, em Balsamão, que funcionou até 1982.

Mas já em 1978 se sentiu a necessidade de criar uma nova modalidade de acompanhamento vocacional, que proporcionasse ao adolescente um ambiente natural mais equilibrado, isto é, mais integrado na família e mais aberto ao mundo exterior, para que a decisão vocacional fosse mais consciente e livre. Surgiu assim o Seminário em Família.

i-logoimg-w.png

“As famílias cristãs são como que o primeiro seminário”

Concílio Vaticano II, (OT 2)

Como diz o Concílio Vaticano II, “as famílias cristãs são como que o primeiro seminário” (OT 2). O Seminário em Família é, pois, para ajudar as famílias a serem o primeiro seminário, onde se cultivam os gérmenes da vocação dos filhos, qualquer que ela seja. É uma nova maneira de ajudar os rapazes a crescer na fé, em ordem a descobrir a sua vocação, vivendo eles na família, participando ativamente na paróquia e estudando na escola pública.

O seminário em Família é constituído pelos rapazes, a partir dos 10 anos, os pais, os primeiros responsáveis na educação cristã dos filhos e são Marianos que, em colaboração com os pais ajudam os adolescentes – através de encontros de formação numa das casas religiosas e de visitas à família – a crescer na fé em ordem a descobrir a sua vocação na Igreja e no mundo.

O Seminário em Família acompanha os rapazes do 5.º ao 12.º ano. Depois desta experiência, os que sentem uma acentuada simpatia pela vocação de Padre ou Irmão Mariano, são convidados a ingressar numa experiência de Seminário, no Postulantado, onde acabam por amadurecer a sua decisão vocacional.

Quem quiser ser acompanhado na modalidade de Seminário em Família até ao 12.º ano, poderá fazê-lo, podendo, depois, se quiser ser mariano, entrar para o Postulantado, a primeira etapa de entrada na Congregação dos Marianos.

1ª ETAPA

Postulando

A primeira etapa de formação para a vocação religiosa é a caminhada de fé que o jovem faz na comunidade cristã a que pertence, ou nos grupos juvenis em que está inserido. Se alguém pede para entrar na Congregação dos Marianos, a primeira etapa desta caminhada para ser Mariano é o Postulantado (postulante é aquele que pede alguma coisa).

O Postulantado é um estágio de avaliação prévia, que permite ao postulante, com a devida responsabilidade e liberdade, tomar a decisão de responder ao chamamento do Senhor para a vida religiosa na nossa Congregação, e à Congregação verificar se ele é dotado de qualidades de maturidade para a vida religiosa. Actualmente, o Postulantado faz-se em Manoel Ribas, Paraná, Brasil.

2ª ETAPA

Noviciado

Depois de tomar da decisão, o candidato entra na segunda e fundamental etapa: o Noviciado. O Noviciado é a etapa de iniciação à vida religiosa. Inicia uma vida nova, como o nome indica.

O noviço vive na comunidade religiosa e faz a experiência concreta da vocação religiosa, com um programa adequado de formação. No fim do ano de noviciado, poderá fazer o pedido para professar os votos religiosos (castidade pobreza e obediência) na nossa Congregação, que fará depois do pedido ser aceite. O Noviciado é também em Manoel Ribas, Paraná, Brasil.

Seguem-se os estudos de Filosofia e de Teologia, para bem preparar para a vida e pastoral. Actualmente, os estudos são no Seminário de Curitiba, Paraná, Brasil.

ESTAMOS DE PORTAS ABERTAS

Se nos queres conhecer-nos, entra em contacto connosco!

Poderás vir passar um fim-de-semana connosco, participar nalguma das nossas atividades.

Coragem!

Padre ou irmão Mariano: uma porta aberta para ti!

Pe. Fidel Ortega, MIC

Paróquia de São Mamede
Largo da Igreja, 1,
2495-032 SÃO MAMEDE – BATALHA

T 927 330 863

E vocacao.mic@marianos.pt