BEATO BISPO JORGE MATULAITIS MATULEWICZ

O Renovador

Expulsa de Portugal em 1834, perseguida nos países de Leste e impedida de receber novas vocações, em 1909, a Congregação dos Marianos estava prestes a desaparecer, contando apenas com um membro, Pe. Vicente Senkus.

Pe. Jorge Matulaitis Matulewicz, conhecendo a Congregação dos Marianos, pede para entrar nela e oferece-se para a renovar a fim de poder subsistir em ambiente de perseguição.

O Pe. Jorge nascera na aldeia conhecida por Luginé, na Lituânia, no dia 13 de Abril de 1871, de pais piedosos e honestos, o qual foi baptizado no dia 20 do mesmo mês e foi chamado de Jorge Boleslau.

Desde tenra idade sobressaiu na piedade e bebeu o temor de Deus juntamente com o leite materno. Pelos três anos de idade, no ano de 1874, ficou órfão de pai e, no ano de 1881, também de mãe.

O seu irmão mais velho, sendo tutor, tratou-o bastante duramente. 

Acabados, pois, os estudos do Ginásio, parecendo de fraca saúde, o irmão julgou que os trabalhos do campo contribuiriam mais para a saúde do Servo de Deus do que os estudos.

Abandonados, portanto, os estudos, Jorge foi obrigado a lançar-se na vida do campo, quando já tinha dezassete anos de idade e sentia no seu coração a vocação para o estado eclesiástico.