COMUNIDADES
O Vicariato Português é constituído pelas casas religiosas de Macedo (Balsamão e Residência Pastoral de Macedo) e Fátima (São Mamede e Hotel Essence Inn - Marianos) .
COMUNIDADE RELIGIOSA
Convento de Balsamão
Pe. Eduardo Alexandre Esteves Novo, MIC – Superior da Casa, ecónomo, pároco in solidum na Unidade Pastoral da Divina Misericórdia (responsável pela Pastoral Social; Presidente da Direção dos Centros Sociais Paroquiais de Grijó, Carrapatas e Cortiços, Capelão da Santa Casa Misericórdia, Assistente dos Escuteiros), 1o Conselheiro, Secretário e Ecónomo do Vicariato.
Pe. Basileu dos Anjos Pires, MIC – Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Balsamão e Presidente do Centro Cultural de Balsamão, Coadjutor do Apostolado da Divina Misericórdia e Assistente Espiritual dos Cooperadores Marianos, 2o conselheiro local; Promotor de retiros/formação em Balsamão.
Pe. Pedro Luís Vilela Ribeiro, postulante – Sacerdote da Diocese de Vila Real, em discernimento vocacional para ingressar nos Marianos; Colaborador no Apostolado da Divina Misericórdia e na ação pastoral da Unidade Pastoral da Divina Misericórdia.
O dia-a-dia da nossa comunidade desenrola-se entre a oração, o trabalho e o convívio. Às 9 horas fazemos oração da manhã (Laudes). Tomado o pequeno-almoço, cada um vai para o trabalho que lhe está confiado. Às 12: 00h é a celebração da Eucaristia. Depois de Almoço, um momento de convívio no café e voltamos ao trabalho. Às 19 horas é a oração da tarde (Vésperas), seguida do jantar/convívio, pelas 19: 30h. À noite ainda temos trabalhos, consoante a ocupação de cada um, ou tempo de recolhimento e oração pessoal.
COMUNIDADE RELIGIOSA
Residência Pastoral de Macedo de Cavaleiros
Pe. João Carlos Rodrigues, MIC – reitor da residência, pároco moderador na Unidade Pastoral da Divina Misericórdia (responsável pelas Comissões Fabriqueiras e pela Catequese), Capelão do Hospital de Macedo de Cavaleiros; 1o conselheiro local; Superior do Vicariato; Presidente do Conselho Superior do Centro de Estudos de Fátima.
Pe. Roberto Carlos Felipe, MIC – pároco in solidum na Unidade Pastoral da Divina Misericórdia (responsável pela organização do calendário pastoral e litúrgico e pela Pastoral da Esperança (marcação de funerais); Diretor do Apostolado da Divina Misericórdia; 2º Conselheiro do Vicariato.
Dc. João Paulo Magalhães Pereira, MIC – Diácono em ordem ao sacerdócio; Responsável pelo Cartório da Unidade Pastoral e Colaborador na ação pastoral da UPDM (celebrações da Palavra, catequese, grupo de jovens) e na pastoral juvenil e vocacional do Vicariato; Colaborador da manutenção das páginas de internet www.updm.pt (site oficial da Unidade Pastoral da Divina Misericórdia) e www.marianos.pt (site oficial dos Marianos em Portugal).
Esta residência abriu a 2017, depois de os Marianos terem assumido esta Unidade Pastoral da Divina Misericórdia. Pertence à casa religiosa do Convento de Balsamão.
Além da residência, aqui funciona o Cartório da Unidade Pastoral da Divina Misericórdia.
Unidade Pastoral da Divina Misericórdia
Rua Dr. António Oliveira Cruz, nº1,
5340-259 Macedo de Cavaleiros
E unidadepastoralmacedo@gmail.com
COMUNIDADE RELIGIOSA
Residência de São Mamede
Pe. Armindo António da Costa Rodrigues, MIC – Superior da Casa, ecónomo, pároco moderador na Paróquia de São Mamede; Colaborador da Canção Nova.
Pe. Fidel Ortega, MIC – pároco in solidum na Paróquia de São Mamede, responsável pela Pastoral Juvenil e Vocacional do Vicariato, Capelão do Santuário de Fátima, Capelão das Irmãs da Congregação da Aliança de Santa Maria.
Esta residência abriu a 27 de Janeiro de 2012, depois de mais um ano os Marianos terem assumido esta paróquia.
O dia-a-dia da nossa comunidade desenrola-se entre a oração, o trabalho e o convívio. Às 7:10h, fazemos oração da manhã (Laudes), seguida de meia hora de meditação. Às 8:00h é a Eucaristia. Tomado o pequeno-almoço, cada um vai para o trabalho que lhe está confiado. Às 13:00h, temos o almoço, que é precedido da oração do meio-dia. Voltamos ao trabalho. Às 19:10h é a oração da tarde (Vésperas), seguida do jantar/convívio, pelas 19:30h. À noite ainda temos trabalhos, consoante a ocupação de cada um, ou tempo de recolhimento e oração pessoal.
Antes de residir na Residência de São Mamede, a comunidade estava no Seminário dos Marianos de Fátima, ladeado pela Pensão São Paulo, actualmente Hotel Essence Inn – Marianos.
O Seminários dos Marianos foi erecto como Casa Religiosa Mariana em 1972, num edifício que foi a primeira clínica de Fátima. Antes de ter casa própria, o Seminário dos Marianos ficou hospedado, durante um ano, na Casa dos Capuchinhos (1969/70) e, durante dois anos, na Casa da Visitação, junto do Santuário (1970/72). Os seminaristas frequentaram sempre as aulas do Centro de Estudos de Fátima (CEF), escola fundada por quatro Institutos Religiosos e a eles pertencente (Marianos, Verbitas, Monfortinos e Consolata).
Em 1983, os Marianos compraram a Pensão S. Paulo, contígua ao terreno do Seminário, com o objectivo que ela fosse o suporte financeiro para a Comunidade dos Marianos em Portugal. Em 1992, foram-lhe acrescentados dois pisos e ampliado o refeitório e a sala de estar.
O edifício do Seminário teve obras de fundo, tendo sido acrescentada uma nova ala (a poente) e mais dois pisos. Foi também ampliada a recepção e o refeitório. As obras tiveram por objectivo adequar a casa ao acolhimento de peregrinos, tendo sido reservada uma pequena parte do edifício à Comunidade religiosa e ao Seminário, actualmente sem seminaristas.
Finalmente foi feito o hotel “Essence inn” dos Marianos, que uniu as duas casas, inaugurado em 2017.
CONSTITUIÇÃO
Também fazem parte do nosso Vicariato:
Pe. Jovanete Paulo Vieira, MIC
Atualmente reside em Roma, sendo 2º Conselheiro Geral e Superior da Casa Generalícia, continuando a ser o Diretor do Hotel Essence Inn Marianos em Fátima.
Casa de Telheiras - Lisboa
A Antiga Casa de Estudos Superiores dos Marianos situa-se no Bairro de Telheiras, em Lisboa, perto da segunda circular, junto da Escola alemã e da Paróquia de Telheiras.
A Casa de Estudos abriu em 1983 e encerrou, por falta de Seminaristas, em 2004. Durante anos os jovens religiosos frequentavam os estudos filosófico-teológicos na Universidade Católica Portuguesa.
A Casa funcionou como residência universitária, com a capacidade para 5 ou 6 estudantes.
A Casa serviu de sede da Associação Portuguesa de Cultura e Desenvolvimento, para a formação profissional, de jovens e adultos, na área da Saúde-Serviços Pessoais e à Comunidade.