Pastoral Juvenil e vocacional

Apresentação

A Igreja sente que amar os jovens, ir ao seu encontro e cuidar deles em ordem a proporcionar-lhes um encontro libertador com Jesus Cristo é uma prioridade da sua acção evangelizadora. É isto a pastoral Juvenil!
Os Marianos, enamorados de Cristo e da Igreja, têm feito da pastoral juvenil a sua pastoral prioritária. Queremos ajudar os adolescentes e jovens a crescer na fé em ordem a descobrir sua vocação específica na Igreja e no mundo, na certeza que só assim serão felizes.

Membros do Secretariado de Pastoral Juvenil e Vocacional:

DSC06653_

 Contacto:

Pe. Eduardo Novo MIC
Convento de Balsamão – 5340-091 CHACIM – Macedo de Cavaleiros
Telm.: 917 048 015; Tel.: 278 468 010; eduardonovo@marianos.pt

Virgínia Sousa
Casal Ivo e Simone
Casal Leonel e Susana
Carla Teixeira
Anabela
Adelino
Susana

Pe. João Carlos Rodrigues, MIC
Residência Paroquial de S. Mamede
Telm.: 916 595 098; E-mail: jankarolster@gmail.com

Pe. Basileu Pires, MIC
Convento de Balsamão – 5340-091 CHACIM – Macedo de Cavaleiros
Telm.: 964 627 388; Tel.: 278 468 010;

Seminário em Família

A primeira preocupação dos Marianos ao regressarem a Portugal, em 1954, foi a vocacional, a de cultivar novas vocações marianas. Daí a abertura do Seminário das Missões de Nossa Senhora da Conceição, em 1960, em Balsamão, que funcionou até 1982.
Mas já em 1978 se sentiu a necessidade de criar uma nova modalidade de acompanhamento vocacional, que proporcionasse ao adolescente um ambiente natural mais equilibrado, isto é, mais integrado na família e mais aberto ao mundo exterior, para que a decisão vocacional fosse mais consciente e livre. Surgiu assim o Seminário em Família.
Como diz o Concílio Vaticano II, “as famílias cristãs são como que o primeiro seminário”(OT 2). O Seminário em Família é, pois, para ajudar as famílias a serem o primeiro seminário, onde se cultivam os gérmenes da vocação dos filhos, qualquer que ela seja. É uma nova maneira de ajudar os rapazes a crescer na fé, em ordem a descobrir a sua vocação, vivendo eles na família, participando activamente na paróquia e estudando na escola pública.
O seminário em Família é constituído pelos rapazes, a partir dos 10 anos, os pais, os primeiros responsáveis na educação cristã dos filhos e são Marianos que, em colaboração com os pais ajudam os adolescentes – através de encontros de formação na sede do Seminário, em Balsamão, e de visitas à família – a crescer na fé em ordem a descobrir a sua vocação na Igreja e no mundo.
Há um encontro de formação nas férias do Natal, outro, nas férias da Páscoa e um acampamento vocacional nas férias do Verão.
O Seminário em Família acompanha os rapazes do 5.º ao 9.º ano. Depois desta experiência, os que sentem uma acentuada simpatia pela vocação de Padre ou Irmão Mariano, são convidados a ingressar no Seminário dos Marianos, em Fátima (em regime de internato com aulas fora, no Centro de Estudos de Fátima), onde acabam por amadurecer a sua decisão vocacional. Quem quiser ser acompanhado na modalidade de Seminário em Família até ao 12.º ano, poderá fazê-lo, podendo, depois, se quiser ser mariano, entrar para o postulantado, a primeira etapa de entrada na Congregação dos Marianos.
O mais directo responsável pelo Seminário em Família é o Pe. Eduardo Novo, MIC, auxiliado pelo Pe. João Carlos Rodrigues, MIC.

P1010051

 Eis os seus contactos:

Pe. Eduardo Novo MIC
Convento de Balsamão – 5340-091 CHACIM – Macedo de Cavaleiros
Telm.: 917 048 015; Tel.: 278 468 010; E-mail: eduardonovo@gmail.com

Pe. João Carlos Rodrigues, MIC
Residência Paroquial de S. Mamede
Telm.: 916 595 098;  E-mail: jankarolster@gmail.com

Se nos queres conhecer-nos, entra em contacto connosco!
Poderás vir passar um fim-de-semana connosco, participar nalguma das nossas atividades.
Coragem!
Padre ou irmão Mariano: uma porta aberta para ti!

Jovens MIC

O carisma dos Marianos é também vivido por jovens cristãos de ambos os sexos. O jovem MIC (Mariano da Imaculada Conceição) é aquele que segue Jesus Cristo, com e como Maria, a Imaculada Conceição, na construção da Igreja, para que todos sejam felizes, agora e para sempre.
Sentimos a pastoral juvenil como nossa evangelizadora prioritária. Para tal existe um Secretariado muito dinâmico, a que preside o Pe. Eduardo Novo, MIC, que programa e leva a cabo um leque vasto de actividades juvenis: Encontros, retiros, caminhadas, peregrinações, acampamentos, noites de oração, cantar dos Reis, etc.

Para conhecer melhor, veja www.jovensmic.marianos.pt

Queres descobrir a alegria de ser cristão?
Junta-te a nós! Precisamos de ti!

DSC02835

Cooperadores Marianos

Os Cooperadores Marianos são cristãos Leigos que vivem o carisma dos Marianos e colaboram nas actividades apostólicas da Congregação, participando activamente na paróquia a que pertencem.
Procuram despertar e acompanhar, pela oração e outros meios, as vocações sacerdotais e religiosas, sobretudo para a Congregação dos Marianos.
Pela sua quota livre anual, cooperam nas despesas da Associação e nas obras apostólicas da Congregação.
Actualmente, o assistente dos Cooperadores Marianos é o Pe. Basileu Pires, com residência no Convento de Balsamão – 5340-091 CHACIM – Tel.: 278 468 010; 964 627 388;
Se quiser ser Cooperador(a) Mariano(a), contacte-nos!

Padrinhos ou Madrinhas Vocacionais MIC

O Padrinho ou Madrinha Vocacional MIC é um Cooperador(a) Mariano(a) que participa mais activamente na Pastoral Juvenil e Vocacional da Congregação dos Marianos, seja pela acção directa junto dos adolescentes e dos jovens seja pela oração e ajuda monetária na sua formação, segundo as suas possibilidades.

Vocação Matrimonial

A pastoral vocacional dos Marianos pretende ajudar os jovens a crescer na fé em ordem a descobrir a sua vocação na Igreja e no mundo, qualquer que ela seja – sacerdotal, religiosa ou laical –, pois a vocação acertada é meio caminho para a felicidade assegurada.
Assim, empenhamo-nos em ajudar os jovens na preparação para o matrimónio e na caminhada da sua vocação matrimonial, realizando encontros de noivos e de jovens casais.