Pastoral do diálogo entre a Cultura e a Fé – Centro Cultural de Balsamão

Associação

O diálogo entre a cultura e a fé é sobretudo cultivado pela Associação Centro Cultural de Balsamão, criada em 2003, que tem por objectivos o estudo e divulgação do Património Cultural e Natural de Trás-os-Montes e Alto Douro, o estudo do relacionamento entre as culturas portuguesa e do oriente europeu e a sua projecção no mundo, o incentivo e apoio a actividades didático-pedagógicas juvenis de acordo com os itens anteriores.

Direcção do Centro Cultural de Balsamão:
Presidente – Pe. Basileu Pires, MIC
Vice-presidente – Ana Virgínia Gabriel
Tesoureiro – Alberto Camelo

Sede:
Convento de Balsamão
5340-091 CHACIM
Tel. 278 468 028
E-mail: ccbalsamao@gmail.com

Faça-se sócio do Centro Cultural de Balsamão!
Quota anual: 12 euros.

Jornadas Culturais de Balsamão

Organizadas pelo Centro Cultural de Balsamão em colaboração com o município de Macedo de Cavaleiros, realizam-se todos os anos no primeiro ou segundo fim-de-semana de Setembro, começando na quinta-feira, à noite, e terminando no domingo, ao meio-dia.
Estas Jornadas caracterizam-se pelo aprofundamento de um tema, escolhido no encerramento das Jornadas do ano anterior, com uma abordagem interdisciplinar, e pelas visitas culturais a um município da região da Região de Trás-os-Montes e alto Douro, que nesse ano se associa à organização das Jornadas.
O sábado do fim-de-semana das Jornadas decorre sempre no município escolhido: de manhã, com uma sessão cultural, de 3 comunicações que tratam de temas referentes a esse município ou ao tema das Jornadas; de tarde, realizam-se as visitas aos locais de maior interesse cultural e histórico desse município. As Jornadas de sexta-feira e de domingo de manhã decorrem no Convento de Balsamão.
Participam nas Jornadas pessoas provenientes de diversas partes do país, somando entre 60 e 70 participantes. Os conferencistas são cerca de 15.

Cantar dos Reis

O Centro Cultural de Balsamão promove todos os anos o Cantar dos Reis, dentro do genuíno espírito de Natal, desde os últimos dias de Dezembro ate á celebração do dia de Reis, prolongando-se, como Cantar das “Janeiras”, em terras que os acolhem, tendo sido previamente avisadas.
É típico do Cantar dos Reis do Centro Cultural de Balsamão ser um anúncio alegre do nascimento de Jesus, como a música e a letra dos “Reis” o testemunham, pelo que se fazem acompanhar sempre pelo Menino Jesus, que é apresentado à veneração das pessoas.
O fruto do Cantar dos Reis reverte sempre para uma causa de beneficência.

IMG_1257

 

Publicações

Actas das VIII Jornadas Culturais de Balsamão, 2005 – Frei Casimiro: Memória e Profecia. Celebração do 250.º Aniversário da sua morte, Edições CCBAL (Centro Cultural de Balsamão) 2006.

Actas das IX Jornadas Culturais de Balsamão, 2006 – Valores: Passado, presente e Futuro, Edições CCBAL (Centro Cultural de Balsamão) 2007.

Actas das X Jornadas Culturais de Balsamão, 2007 – Cristianismo e humanismo: desafios ao homem contemporâneo, Edições CCBAL (Centro Cultural de Balsamão) 2008.

Actas das XI Jornadas Culturais de Balsamão, 2008 – Desenvolvimento e progresso: Fronteiras e limites, Edições CCBAL (Centro Cultural de Balsamão) 2009.

LEMOS Fernando Andrade, FERREIRA Rosa Trindade, CASQUEIRA Fernando, Ex-votos do Convento de Balsamão, Edições CCBAL (Centro Cultural de Balsamão) 2009.

Se estiver interessado nas nossas publicações, contacte-nos!

Peregrinações|Excursões

O Centro Cultural de Balsamão organiza, todos os anos, peregrinações e excursões a locais que são centros de espiritualidade e de reconhecido valor patrimonial, seja no país seja no estrangeiro, a saber: Fátima, Vila Viçosa, Lourdes e outros. (ver programa de actividades)

Voluntariado

O Centro Cultural organiza uma semana de voluntariado em Balsamão, denominada “Partilhar Balsamão”, com o objectivo, por um lado, de participar na vida e acção evangelizadora da comunidade de Balsamão e de conhecer o Nordeste transmontano e, por outro, de trabalhar na preservação do património do Convento e de limpar o ambiente circunstante. O convite para esta semana de voluntariado e dirigido a jovens a partir dos 18 anos.

Biblioteca

Calendário das actividades

Notícias

Galeria de imagens