Marianos no mundo

A Congregação dos Marianos tem 485 membros e está presente em 19 países, a saber: Polónia, Bielorússia, Ucrânia, Eslováquia, República Checa, Lituânia, Letónia, Alemanha, Inglaterra, Itália, Portugal, Estudos Unidos da América, Brasil, Argentina, Camarões, Ruanda, Austrália, Filipinas e Cazaquistão. A maior comunidade dos Marianos está na Polónia. A seguir, vem o Brasil.

Ver Mapa:    Marianos no Mundo

O carisma hoje

O mistério da Imaculada Conceição é o ícone do dinamismo do amor gratuito e salvífico de Deus revelado em Jesus Cristo, fonte da nossa alegria. Os Marianos, à luz deste mistério e guiados pelo Espírito Santo, procuram fazer uma experiência sempre renovada e cada vez mais profunda deste amor, pelo que se sentem impelidos, com e como Maria, a anunciar com alegria a Boa Nova da salvação, trabalhando e sofrendo apaixonadamente por Cristo e pela Igreja, para que os que peregrinam nesta terra e os que se purificam depois desta vida alcancem a plenitude da maturidade em Cristo, na comunhão de todos os santos.

Não temos uma actividade especificamente carismática, mas abertos às necessidades da Igreja e do homem de hoje, servimos a mesma Igreja e o mesmo homem em qualquer actividade apostólica que o Espírito Santo nos Inspirar.

Actualmente, em Portugal, estamos empenhados nos seguintes de apostolado:

Pastoral Juvenil e Vocacional

Apostolado da Misericórdia

Pastoral Paroquial

Pastoral do acolhimento

Diálogo entre a Cultura e a Fé.

Etapas de formação para a vida religiosa

A primeira etapa de formação para a vocação religiosa e a caminhada de fé que o jovem faz na comunidade cristã a que pertence, ou nos grupos juvenis em que está inserido. Se alguém pede para entrar na Congregação dos Marianos, a primeira etapa desta caminhada para ser Mariano é o Postulantado (postulante é aquele que pede alguma coisa).

O Postulantado é um estágio de avaliação prévia, que permite ao postulante, com a devida responsabilidade e liberdade, tomar a decisão de responder ao chamamento do Senhor para a vida religiosa na nossa Congregação, e à Congregação verificar se ele é dotado de qualidades de maturidade para a vida religiosa.

Depois de tomar da decisão, o candidato entra na segunda e fundamental etapa:o Noviciado. O Noviciado é a etapa de iniciação à vida religiosa. Inicia uma vida nova, como o nome indica. O noviço vive na comunidade religiosa e faz a experiência concreta da vocação religiosa, com um programa adequado de formação. No fim do ano de noviciado, poderá fazer o pedido para professar os votos religiosos (castidade pobreza e obediência) na nossa Congregação, que fará depois do pedido ser aceite.