História do Seminário e acolhimento aos peregrinos

O Seminário dos Marianos foi erecto como Casa Religiosa Mariana em 1972, num edifício que foi a primeira clínica de Fátima. Antes de ter casa própria, o Seminário dos Marianos ficou hospedado, durante um ano, na Casa dos Capuchinhos (1969/70) e, durante dois anos, na Casa da Visitação, junto do Santuário (1970/72). Os seminaristas frequentaram sempre as aulas do Centro de Estudos de Fátima (CEF), escola fundada por quatro Institutos Religiosos e a eles pertencente (Marianos, Verbitas, Monfortinos e Consolata).
Em 1983, os Marianos compraram a Pensão S. Paulo, contígua ao terreno do Seminário, com o objetivo que ela fosse o suporte financeiro para a Comunidade dos Marianos em Portugal. Em 1992, foram-lhe acrescentados dois pisos e ampliado o refeitório e a sala de estar.
O edifício do Seminário teve recentemente obras de fundo, tendo sido acrescentada uma nova ala (a poente) e mais dois pisos. Foi também ampliada a recepção e o refeitório. As obras tiveram por objetivo adequar a casa ao acolhimento de peregrinos, tendo sido reservada uma pequena parte do edifício à Comunidade religiosa e ao Seminário, actualmente sem seminaristas.
No presente, o acolhimento aos peregrinos é um dos trabalhos principais da comunidade. Está em Projeto unificar os serviços de hotelaria e restauração, com denominação de Hotel dos Marianos.
Depois de dois anos (2011 e 2012) de trabalho pastoral na paróquia de S. Mamede, na Diocese de Leiria-Fátima, no dia 27 de Janeiro de 2013, a nossa Congregação abriu uma residência na paróquia de S. Mamede. A paróquia tem cerca de 3000 fiéis, espalhados por cinco lugares de culto. Desde Setembro de 2013, a residência de S. Mamede tem funcionado como Comunidade Vocacional, uma espécie de Seminário menor numa nova modalidade.

Morada:
Marianos da Imaculada Conceição
Residência Paroquial
Largo da Igreja, 1

2495-032 S. MAMEDE

Tel. 244 704 334

 

Membros da comunidade da Residência de S. Mamede:

Pe. João Carlos Roma Leite Rodrigues MIC – pároco e Superior da Residência – 916 595 098; jankarolster@gmail.com
Ir. Armindo António da Costa Rodrigues, MIC – colaborador do pároco – armandusest@hotmail.com
É pároco in solidum o Pe. Jovanete Paulo Vieira, MIC, da Comunidade Mariana de Fátima.