Etapas de formação para a vida religiosa

A primeira etapa de formação para a vocação religiosa e a caminhada de fé que o jovem faz na comunidade cristã a que pertence, ou nos grupos juvenis em que está inserido. Se alguém pede para entrar na Congregação dos Marianos, a primeira etapa desta caminhada para ser Mariano é o Postulantado (postulante é aquele que pede alguma coisa).
O Postulantado é um estágio de avaliação prévia, que permite ao postulante, com a devida responsabilidade e liberdade, tomar a decisão de responder ao chamamento do Senhor para a vida religiosa na nossa Congregação, e à Congregação verificar se ele é dotado de qualidades de maturidade para a vida religiosa.
Depois de tomar da decisão, o candidato entra na segunda e fundamental etapa: o Noviciado. O Noviciado é a etapa de iniciação à vida religiosa. Inicia uma vida nova, como o nome indica. O noviço vive na comunidade religiosa e faz a experiência concreta da vocação religiosa, com um programa adequado de formação. No fim do ano de noviciado, poderá fazer o pedido para professar os votos religiosos (castidade pobreza e obediência) na nossa Congregação, que fará depois do pedido ser aceite.