Capítulo Geral da Comgregação dos Padres Marianos (Roma, fevereiro de 2017)

Começaram em Roma as sessões do Capítulo Geral da Congregação dos Padres Marianos. Participam nele 28 membros: o Conselho Geral liderado pelo Superior Geral, os antigos Superiores Gerais, os Superiores das Províncias da Polónia, dos EUA e do Brasil, bem como os delegados das províncias e dos vicariatos em todo o mundo. Na segunda-feira, dia 6 de fevereiro decorreru o dia de recolhimento antes do Capítulo, que foi orientado pelo P. Dariusz Kowalczyk, SJ, professor de teologia dogmática e decano da Faculdade de Teologia na Universidade Gregoriana de Roma.

Na terça-feira, dia 7 de fevereiro, o dia começou com a Santa Missa votiva da Imaculada Conceição, presidida pelo Pe. André Pakula, MIC, atual Superior Geral da Congregação, que está terminando a sua cadência. Em seguida, após a sessão organizacional do Capítulo, começou a sessão dos Relatório, tendo sido apresentados em primeior ligar os relatórios dos últimos 6 anos do Superior Geral, do Secretário-Geral e do Ecônomo Geral. Houve tempo para perguntas, discussões e sugestões.

 

Na quarta-feira, dia 8 de fevereiro, o segundo dia do Capítulo Geral, começou com as Laudes e a Santa Missa pelos falecidos, que foi presidida pelo Pe. Jair Batista de Souza MIC, atual Conselheiro Geral, natural do Brasil. O Capítulo continuou a sessão da apresentação dos relatórios com a discussão sobre o relatório da Administração Geral e do estado da Congregação. Os temas mais debatidos são: o estado pessoal e espiritual da Congregação, a atividade missionária, dificuldades, desafios e caminhos para o desenvolvimento futuro. Na parte da tarde, o Pe. Paulo Naumowicz, MIC, apresentou o seu relatório sobre o estado da Província Polonesa, a seguir o Pe. Casimiro Chwalek, MIC, aresentou o relatório do estado da Província Americana, e por fim, o Pe. Provincial Leandro Aparecido da Silva, MIC. Apresentou o relatório do estado da Província Brasileira. Os Padres capitulares tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos Provinciais.

Na quinta-feira, dia 9 de fevereiro, a Santa Missa foi presidida pelo Pe. Wojciech Jasinski, MIC, Conselheiro e Ecônomo Geral, e a homilia foi feita pelo Pe. Zbigniew Pilat, MIC, Conselheiro e Secretário Geral. Na sessão da manhã, foram apresentados os relatórios pelos representantes dos Vicariatos Gerais da Lituânia, Letónia, Ucrânia, Rwanda, Camarões, Filipinas (Vicariato Asiático) e ainda das missões na Índia e no Vietname.

Após algumas discussões e sugestões, terminou a sessão dos relatórios. Na sexta-feira, dia 10 de fevereiro está agendada a sessão eleitoral. Pedimos oração  para a eleição do Superior Geral e seu Conselho.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

14 + 15 =